domingo, 6 de fevereiro de 2011

O que estão dizendo a meu respeito ?

O que estão dizendo a meu respeito ?                 
Texto base:(Mt.16.13-15)
“Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem?E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas.Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?”
Teriamos hoje a mesma posição,opinião e pensamento de Jesus ,ao perguntar aos seus discipulos o que falavam ao seu respeito? Jesus não perguntou a opinião  deles,mais a das pessoas.compararam jesus com tres dos maiores dos profetas do antigo ,joão o batista,Elias,e jeremias.leia nas escrituras sagradas a biografia desses homens,a forma que eles viviam na presença de jeová o compromisso que eles tinham com DEUS e sua Palavra.As pessoas viram o mesmo caráter de jesus nos profetas.É isso que JESUS quer que as pessoas digam ao meu e ao seu respeito, o apostolo Paulo disse não eu mais vivo mas CRISTO vive em mim(Gl.2.20).
E hoje!,você perguntaria aos seus colegas de trabalho aos seus vizinhos aos seus familiares aos seus irmãos em cristo da sua igreja,o que eles pensam a seus respeito?
Em (Pv.10.9)diz...
 Quem anda em integridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido”.
O que é caráter e como se manifesta!
Caráter é um conjunto de habitos adquiridos ou desenvolvido ao longo do tempo que define quem “é”a pessoa.e reputação é aquilo que as pessoas pensam a seu respeito.nada compromete mais a pregação do evangelho diante do mundo do que o incoerência entre a mensagem que pregamos e a vida que vivemos.
Alguem disse...”A minha vida precisa falar mais alto do que a minha voz
No sermão do Monte,Jesus afirmou “voces são o sal da terra,mas se o sal perder o gosto ,deixa de ser sal e não serve para mais nada ,é jogado fora e pisado pelos que passam”(Mt.5.13).
Um grande problema hoje é que as pessoas tem priorizado mais o “ter e o fazer” do que ser sal (caráter).lembre-se o “fazer” sem preocupação com o ser (caráter),sempre vai gerar escândalos,por isso foi ,que Jesus falou do que acontecerá no dia do acerto de contas(Mt.7.22,23).Eles fizeram muito,mais faltou integridade de caráter.
O caráter se manifesta de “cinco” formas diferentes
1)através dos valores;
Os valores morais são a bússula orientadora que determina a qualidade de seu caráter .leia salmos 15 1-5 Salmo de Davi] SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.
2)através das motivações;
Mais importante do que aquilo que fazemos é o “motivo” por trás das nossas ações.leia Atos 5.1-11.quando o caráter de uma pessoa esta deformado “o fim justifica os meios”.o caráter determina nossas motivaçõe sejam elas santas ou corruptas.
3)através das nossas atitudes;
O caráter direciona nossas atitudes,sejam elas positivas ou negativa.leia Daniel 1.8E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
4)através das Ações Demostradas;
As nossas ações revelam quem somos,meu caráter e minhas ações andam juntas,não se separam.o filósofo-poeta Ralph waldo emerson disse...”aquilo que você faz são tão alto em meus ouvidos que mal posso ouvir o que você diz” .nossas ações precisam respaldar o que dizemos.
5)através da conduta e estilo de vida
O caráter determina a minha conduta e meu estilo de vida que levo diante das pessoas,o apostolo Paulo disse a timóteo,”Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.(1Tm.4.15,16).
O caráter é uma escolha que fazemos apartir do ambiente das pessoas e das influência que temos.
A importancia de avaliar o  nosso caráter;
Jesus quiz saber o pesavam Dele,perguntou aos seus discipulos,Quem dizem os homens ser o filho do homem.uma maneira eficaz de fazer uma auto-avaliação é perguntando a si mesmo e aos outros.
O apostolo Paulo disse aos crentes da igrja de corinios....
Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.(2Co.13.5).
O que os de fora da igreja falam de mim?
O que os meus colegas de trabalho falam de mim?
O que minha familia fala de mim?
O que minha esposa fala de mim?
Depois de DEUS quem mais nos conhece é nosso cônjuge,leia o que disse a esposa do discipulo do profeta Eliseu em 2 Reis 4.1,” Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR.
O que o diabo falaria a seu respeito?
O diabo deu testemunho de Paulo aos filhos de Ceva,” Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?(At.19.15).
O que DEUS falaria a seu respeito?
Deus deu testemunho a respeito de Jó para satanás,” Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal”.(Jó.1.8).
Se houvesse um encontro hoje entre DEUS e o diabo, para fala de mim e de você?
O que DEUS teria pra falar de mim de você?
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice;Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
(1Co.11.28,30,31)
Que DEUS tenha misericordia de nós

Fonte bibliografica
Lições bíblica editora  central gospel
revista nº14/comentarista Pr:Josué Gonçalves
Adaptação kleber santos
Em Cristo Jesus
Kleber Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário