terça-feira, 22 de novembro de 2011

As quatro estações na vida do cristão

As quatro estações na vida do cristão

Todos sabemos quais são as quatro estações do ano: Primavera, verão, outono e inverno. A primavera é a estação das flores, o verão é a época do calor, o outono é a época das frutas,e finalmente o inverno é a época do frio.                                                                                                                                                                                                A Palavra do Senhor nos diz: "Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para tudo debaixo do céu."(Ec 3.1). Vejamos então como se apresentam as estações.

A Primavera-(é no inicio da nossa conversão)
A característica mais marcante da estação é o reflorescimento da flora e da fauna. Muitos animais aproveitam a temperatura ideal da estação para se reproduzir. "Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra" disse o Senhor (Gn 1.28). Na primavera os dias ficam mais longos. Certamente isso poderá ser bem aproveitado: No livro dos Salmos 30:5 lemos : "...O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã". Esse é o período em que nós semeamos buscamos o reino de Deus e os dons espirituais o fruto do espírito.mantemos uma vida de oração constante meditação na palavra.

O Outono-(é o período quando você esta maduro)
O outono é a estação que marca a transição entre o verão e o inverno. O outono é conhecido como a estação das frutas. Por ser uma fase de transição entre o verão e o inverno, o outono apresenta características de ambas as estações: redução de chuvas, mudanças bruscas no tempo, nevoeiros em algumas regiões. Entre outras características do outono, podemos citar o fato dos dias e das noites terem a mesma duração. Devemos ter muito cuidado quando chegarmos à estação do outono para que não mergulhemos na "mesmice" e corramos o risco da monotonia. No outono será tempo de frutificar. Ezequiel 47:12 afirma: "Junto ao rio, às ribanceiras, de um e de outro lado, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer; não murchará a sua folha, nem faltará o seu fruto; nos seus meses, produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha, de remédio".

O Inverno-(é o período de provação,deserto e frieza espiritual)
Inverno é a mais fria estação do ano. O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Pois no inverno, é quando o nosso relacionamento com Deus pode ficar frio, é quando tudo parece cinza ao redor, parece que Deus nos esqueceu.é o tempo de busca o calor do santo espírito.(Pv.26.20)sem lenha o fogo se apaga.... ,Outros animais, como ursos, hibernam no inverno, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas. Geralmente no período do inverno somos tomados por um instinto de "hibernar". É aquela estação de nossas vidas onde não desejamos realizações, falta-nos motivação suficiente para caminhar.não queremos ir a igreja (Hb.25,10) Quando o inverno chegar será preciso estar muito atento. Chegou o inverno e com ele vem as tardes frias
as noites intermináveis de solidão e tristeza...Mas, vem também a lembrança do que vivemos.
Os dias e horas felizes, que passamos com a pessoa amada...O amor, o companheirismo que tivemos...
as horas felizes com a família, que construímos...As alegrias que nossos filhos nos proporcionaram...
É um misto de dor, tristeza , alegria e muita saudade...Mas é também a vontade de agradecer a Deus,
por nos deixar viver as quatro estações da vida com dignidade
... (Dolores F. de Barros) ,Provérbios 20:4 diz: "O preguiçoso não lavra por causa do inverno, pelo que, na sega, procura e nada encontra".O inverno é um tempo que requer discernimento espiritual .

O Verão-(é quando o senhor restaura as nossas forças)
Suas principais características são dias longos e quentes (temperatura elevada)é quando o sol da justiça esta nos aquecendo(Ml.4.2), mas também possui dias geralmente chuvosos.são as chuvas serôdias do senhor “as bênçãos”, Por possuir dias quentes, a tendência é acontecer evaporação da águas , ou seja, a formação das nuvens de chuva. No verão é quando o espírito santo nos prepara para passar pelos períodos difíceis (as estações) de nossas vidas, é o tempo de buscar o revestimento do poder do alto para nossas vidas e suportar os tempos e dias difíceis.

Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder, Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.(Ef.6.10,13,14)
Kleber santos
em Cristo Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário