terça-feira, 20 de setembro de 2011

A carta de Paulo a Filemom (Esta Epístola nos oferece uma boa ilustração do Evangelho)

Introdução. Esta Epístola é uma carta particular do apóstolo Paulo ao seu amigo Filemom, a favor de um escravo deste, chamado Onésimo, que tinha fugido para Roma. Ali se encontrou com Paulo, que o converteu a Cristo, e o mandou novamente para Filemom, levando consigo esta carta.
Não é somente uma carta particular; faz parte do ensino apostólico a ser recebido pela Igreja inteira. A Epístola se divide facilmente em três partes:

VERSÍCULOS 1-7

1) Saudação e louvor.
a) Paulo o prisioneiro (v.1). Julga-se que a carta foi escrita ao mesmo tempo que a Epístola aos Colossenses, enquanto Paulo esperava comparecer perante o Imperador, para quem tinha apelado em Cesaréia (Atos 25:11). Timóteo também estava com ele, junto com os irmãos mencionados nos versículos 23 a 25.
b) A igreja na casa (1-3). Filemom era membro da igreja em Colossos e tinha reuniões em sua casa. Parece que foi convertido por Paulo (v.19), que o chama de "nosso colaborador"; Áfia era, provavelmente, sua esposa e Arquipo talvez seu filho, o qual tinha um "ministério" especial do Senhor (Colossenses 4:17).
c) Filemom, homem apreciado (4-7). De quantas pessoas e igrejas Paulo se lembrava nas suas orações! Veja Romanos 1:9, 1a. Coríntios 1:4, Filipenses 1:3-4; Colossenses 1:3; 1a. Tessalonicenses 1:2; 2a. Timóteo 1:3 … Eis um serviço que cada crente pode fazer, em suas orações particulares. Filemom era homem amante dos crentes (v.5) e Paulo nas suas orações roga que os que são ajudados por Filemom reconheçam que estas boas obras são o fruto da fé em Cristo (6-7).

VERSÍCULOS 9-21

2) Intercessão em favor de Onésimo
a) Paulo, como apóstolo, poderia mandar a Filemom que perdoasse e recebesse a Onésimo como irmão. Porém, ele não manda, mas sim, solicita isto como favor pessoal da parte de Filemom para com ele, "Paulo, o velho" e "prisioneiro de Cristo" (v.9). Diz que Onésimo é o seu "próprio coração" (v.12), muito querido, e que gostaria que ficasse ali em Roma para servi-lo como representante de Filemom, enquanto ele (Paulo) estava sofrendo prisão por amor do Evangelho; Assim Onésimo ficaria "útil" para os dois (tal era a significação do nome Onésimo). Mas isto só seria com o consentimento de Filemom, a quem o escravo pertencia legalmente (11-14).
b) "Meu filho Onésimo, que gerei entre algemas" (v.10). Não sabemos como se encontraram. Talvez o escravo fugido, achando-se faminto e sem recursos na grande capital, se rendera a Paulo (a quem já conhecera em casa de Filemom), pedindo-lhe socorro. Em qualquer caso, Paulo o dirigiu para Cristo e Onésimo tornou-se crente; então, o apóstolo mandou-o de volta a Filemom, mas para ser recebido como "irmão amado" e "companheiro", como se fosse Paulo mesmo (15-17).
c) Paulo promete pagar pessoalmente a Filemom qualquer dano causado por Onésimo - embora Filemom devia ao apóstolo muito mais - mesmo a sua própria conversão. Agora Paulo quer ser reanimado por saber que seu filho na fé, Filemom, vai perdoar e receber a Onésimo como irmão em Cristo, sendo Onésimo agora um filho espiritual de Paulo (18-21).

VERSÍCULOS 22-25

3) Pormenores pessoais.
a) Paulo tem confiança que será libertado e que logo visitará Filemom e a igreja em Colossos. Muitas igrejas estariam orando por ele, enquanto esperava a decisão do tribunal supremo. De fato, foi libertado um pouco depois de escrever esta Epístola.
b) Diversos companheiros são mencionados aqui. Epafras era crente colossense que ajudava muito a Paulo (Colossenses 1:7; 4:12); Marcos, sobrinho de Barnabé, já foi reconciliado com Paulo e restaurado ao serviço do Senhor (Colossenses 4:10); Lucas é o "médico amado" de Colossenses 4:14 e 2a. Timóteo 4:11; Aristarco é macedônico (Atos 19:29); Demas é o "cooperador" que mais tarde desamparou o apóstolo (2a. Timóteo 4:10).
Com a bênção apostólica Paulo termina a carta, que foi levada a Filemom por mãos de Onésimo, o qual voltou a Colossos junto com Tíquico (Colossenses 4:7-9).

NOTA: - Esta Epístola nos oferece uma boa ilustração do Evangelho:
a) Filemom, o dono roubado, representa Deus, contra Quem todos nós temos pecado.
b) Onésimo, o escravo fugitivo, é figura de nós, os pecadores, sem meios de salvar-nos da justiça divina.
c) Paulo, o mediador amigo, representa o Senhor Jesus, que diz a todo pecador que confia nEle: "Já paguei a tua dívida, com o Meu próprio sangue" (Colossenses 1:13-14 e 1a. Pedro 3:18).

em cristo jesus 
kleber santos

Richard Dawson Jones (1895 - 1987)

Nenhum comentário:

Postar um comentário