terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Quem são as Duas Testemunhas do Apocalipse?

Quem são as Duas Testemunhas do Apocalipse?
Quem são esses personagens apocalípticos chamados de "duas testemunhas".
As Duas Testemunhas (Ap 11)
O capítulo 11 de Apocalipse, que trata do ministério das duas testemunhas, pode ser dividido em quatro parágrafos principais:
a) identificação (11.1-3);
b) autoridade (11.6);
c) morte (11.1-8);
d) ressurreição (11.11) .
Identificação e ministério das duas testemunhas (11.3)

Existem diversas opiniões não conclusivas a respeito da identidade das duas testemunhas. Antes, porém, é necessário identificarmos que se tratam de profetas enviados por Deus, cuja identificação externa se encontra na peculiaridade das vestimentas, característica dos profetas veterotestamentários (Ap 11.3). Por esta razão alguns tem identificado estes dois profetas como Elias e Moisés, Enoque e Elias. Em síntese, as razões apresentadas são:
1) Elias:
a) Representando os profetas do Antigo Testamento;
b  Porque  através de seu ministério evitou que chovesse (1 Rs 17.1 cf. Ap 11.6);
c) Devido a profecia de Malaquias 4.5,6;
d) Porque não morreu e precisaria para cumprir Hb 9.27.

2) Moisés:
a) Representando a Lei;
b) Porque por meio de seu ministério transformou a água em sangue (Êx 7.19 cf. Ap 11.6);
c) Seu corpo foi escondido do diabo a fim de que Deus pudesse usar seu corpo contra o Anticristo;

  Por essas razões alguns consideram que será Elias e Moisés, visto estes terem aparecido na transfiguração de Cristo (Mt 17.3).   

3)  Enoque:
a)   Pelo fato de não ter morrido e a necessidade de se cumprir Hb 9.27  .
Por essa razão pensam certos comentaristas de se tratar de Elias e Enoque.

Todavia, acreditamos na identificação anônima ou incógnita destas duas testemunhas e de que não se trata de nenhum destes profetas, mas de dois personagens cristão, segundo se depreende do versículo 8 que afirma:
E os seus corpos jazerão na praça da grande cidade, que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, ONDE O SEU SENHOR TAMBÉM FOI CRUCIFICADO.  (grifo nosso).
G. Ladd, comentando o texto citado confirma essa nossa assertiva. Não resta dúvida de que a perícope trata da cidade de Jerusalém, a “cidade santa” do versículo 2, que é aqui chamada de Sodoma devido a sua imoralidade (Gn 19.1-11; Dt 32.32; Is 1.9), e Egito por ter escravizado o povo de Deus. Estas duas cidades sempre são citadas como símbolos da hostilidade contra Deus. O aposto, ONDE O SEU SENHOR TAMBÉM FOI CRUCIFICADO, confirma que se trata de Jerusalém. Há mais coerência em se admitir que as duas testemunhas são dois cristãos que atuarão no espírito e poder de Elias e Moisés do que admitir que sejam esses dois profetas

Por: Esdras Bentho
CPAD News

Nenhum comentário:

Postar um comentário