terça-feira, 13 de março de 2012

William Lane Craig – Quem precisa de Apologética?

William Lane Craig palestra sobre “Quem precisa de Apologética?”, apontando 3 objetivos nos quais a apologética se mostra útil: (1) Moldar a cultura, (2) Fortalecer os crentes e (3) Evangelizar descrentes. Leia o resumo e opine:
  • Você sente a necessidade da apologética em seu dia a dia?
  • Você acredita que o ensino da apologética ajudaria nestes pontos citados?
William Lane Craig – Quem precisa de Apologética? (resumo)
Apologética cristã é um ramo da teologia cristã que busca dar um aval racional para as alegações do cristianismo. E, embora não indispensável, a ela pode ser de grande utilidade e benéfica..
Três fins nos quais a apologética se mostra útil
Qual a utilidade da apologética? O valor da apologética vai muito além do evangelismo diário das pessoas. Quero apontar três fins aos quais a apologética se mostrará útil.
Moldar a cultura
A apologética é útil e ouso dizer até indispensável para que o evangelho seja eficazmente ouvido. Em geral vivemos em uma cultura ocidental pós-cristã cujo ambiente secularizado torna difícil sequer falar do Evangelho. A cultura secular acredita que acreditar em Deus está em pé de igualdade com acreditar em duendes, tendo uma falsa ideia de que aquele que segue a razão invariavelmente se tornará ateu ou agnóstico. E considerações culturais são importantes porque o Evangelho nunca é ouvido isoladamente; mas é sempre ouvido em relação ao contexto cultural em que a pessoa vive. Então, em uma cultura onde o cristianismo é no mínimo uma opção viável, há maior facilidade de testemunhar do Evangelho. É nisso que a apologética pode ser útil.
Fortalecer os crentes
As emoções nos levam até certo ponto na vida cristã, mas depois disto precisamos de algo mais substancial; e a apologética ajuda a ter parte deste algo mais substancial. Inclusive apologética pode ajudar (apesar de não poder impedir totalmente) pessoas de se desviarem. Contando uma experiência pessoal, um homem chegou para mim e me agradeceu porque um debate meu que ele viu foi o meio através do qual Deus impediu que ele se desviasse.
Precisamos nos alertar para necessidade da apologética em nossas famílias. Nossos jovens são atacados intensamente com a cosmovisão naturalista e relativista e se seus pais não estiverem intelectualmente engajados e tiverem bons argumentos em prol do teísmo cristão, estaremos no perigo iminente de perder nossa juventude. Não é suficiente ler histórias da Bíblia para nossos filhos. Eles precisam de doutrina e apologética.
Evangelizar descrentes
Apologética é um grande incentivo para o evangelismo, pois nada inspira mais confiança do que saber que temos boas razões para crer o que cremos e boas respostas para as perguntas dos descrentes. Os próprios apóstolos quando pregavam aos judeus apelavam à comprimento de profecias, aos milagres e à ressurreição de Jesus. Contudo, quando diante de um público gentílico, eles recorriam às obras da criação como evidência do Criador e, depois, às testemunhas oculares, afirmando que Deus se revelou através de Cristo e o ressuscitou.
Estes são três motivos que apresento porque apologética é benéfica e portanto, deveria fazer parte de nossas igrejas, de nossas famílias e de nossas vidas.

Fonte: http://voltemosaoevangelho.com
Se tem uma missão que a igreja tem que cumprir fielmente, é defender a sua Fé em Cristo Jesus,
 e as Escrituras Sagradas.
Em Cristo Jesus
Kleber Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário