segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Paul Washer - A Ira de Deus

É como se com uma mão Deus estivesse retendo sua justiça contra esse mundo,

e com a outra mão convidando os homens a virem.

Mas um dia ambas as mãos cairão!

Você sabe disso, não sabe?

A Ira de Deus

. . Alguém tinha que beber o cálice da ira de Deus.

. . É como se com uma mão Deus estivesse retendo sua justiça contra esse mundo, e com a outra mão convidando os homens a virem. Mas um dia ambas as mãos cairão! Você sabe disso, não sabe?

. . Deixe me dar outro exemplo: Céu é céu porque Deus está lá. Isso é uma grande verdade. Mas o contrário não é verdade: Inferno é inferno porque Deus não está lá. Isso não é o que escritura ensina. Inferno é a ira do Deus Todo-poderoso! É a Sua perfeita justiça revelada contra homem através de toda a eternidade. A ira de Deus virá de tal maneira que os homens e os líderes de mundo, irão clamar para que as rochas caiam em cima deles, para escondê-los da ira do Cordeiro (Ap. 6: 15-17).

. . A ira de Deus... “Eu não acredito nisso”. O que importa é o que a Escritura ensina e não o que você acredita.

. . O senso ser afastado de Sua favorável presença, de morrer sem Ele. Separação. E não apenas separação, a ira!

. . A justiça precisa ser derramada, tem que ser. E será derramada sobre alguns de vocês. Eu não sou um profeta, eu não conheço seu coração. Mas seria vão e não seria sábio, supor que cada ser humano que está ouvindo minha voz, quer seja aqui ou na Internet, tanto faz, é realmente um filho de Deus. A ira será derramada sobre alguns de vocês por toda a eternidade no inferno. Por causa dos crimes que você tem cometido e ainda continuará cometendo por toda eternidade. O ódio do seu coração contra a soberania de um bom Deus.



A ira, a ira de Deus, será derramada sobre alguns de vocês! (3x)

Será derramada sobre alguns de vocês.

A ira de Deus, A ira de Deus, A ira de Deus.



. . Meu querido amigo, se você é salvo aqui nesta noite, você não é salvo simplesmente porque os romanos bateram em Jesus, você não é salvo simplesmente porque eles O penduraram num madeiro. Se você é salvo, você é salvo porque quando ele foi pendurado naquele madeiro, ele levou seu pecado, e Deus o Pai esmagou seu Filho unigênito.

. . Foi Deus quem determinou a medida da punição, é Deus quem foi ofendido, é a ira Deus que precisava ser acesa, é a justiça de Deus que precisava ser derramada. Alguém para salvar um povo para Deus tinha que interpor e sofrer o julgamento, a ira e a justiça de Deus.

Vocês já leram Isaías capítulo 53:10? “Ao SENHOR agradou moê-lo”. Cumpriu-se a vontade do SENHOR de esmagar Seu Filho unigênito.

. . Alguém precisava carregar o pecado, alguém precisava se tornar maldição. Alguém tinha que ser como aqueles bodes expiatórios que os líderes de Israel impunham as mãos simbolicamente transferindo os pecados de Israel, um bode era morto e outro era levado para fora dos portões da cidade e abandonado no deserto para vagar e morrer.

. . Assim Cristo sofreu fora dos portões da cidade. Afastado de Deus, afastado da Sua favorável presença, afastado do povo de Deus. Para que aquele abismo que sempre falamos sobre, fosse retirado. Alguém tinha que morrer separado da presença favorável de Deus, e separado porque Ele levou os pecados do Seu povo e se tornou maldição. Mesmo diante de Seu próprio Pai.

. . Vocês já leram Gálatas capítulo 3:10? “Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no livro da lei, para praticá-las.” Todo homem que tenha quebrado mesmo que apenas uma lei de Deus, está sob maldição. O que significa isso? É algo muito difícil. É uma idéia horrível. Deixe me dizer dessa forma: Ser uma maldição significa que diante um Santo Deus e um santo céu, seremos tão odiosos em nossos pecados, tão desprezíveis, que a última coisa que ouviremos ao darmos os primeiros passos no inferno será toda a criação diante dos Seus pés e aplaudindo-O, porque Ele livrou a Terra de nós.

. . Então ele continua em Gálatas 3:13 e diz: “ Mas Cristo nos resgatou da maldição da lei”. Como? “Tornando-se maldição por nós, em nosso lugar”.

. . A imundícia, a culpa, a vergonha diante de um Deus Santo, o senso de ser afastado da Sua favorável presença, de morrer sem Ele.



. Será derramada sobre alguns de vocês.

A ira, a ira de Deus, será derramada sobre alguns de vocês. 2x

A ira, a ira de Deus.

Inferno é a ira do Deus Todo-poderoso!

A ira, a ira, a ira de Deus.

Será derramada sobre alguns de vocês.

extraido do blog Voltemos ao Evangelho

O Inferno É Necessário

Este vídeo não é uma questão de gosto pessoal e sim uma questão de temor.


. . Pense nisso antes de comentar.http://www.youtube.com/watch?v=pQ1IBDoMKZY

                           Quantos de vocês acham que irão para o inferno?


. . O mundo tem se convencido de que este é um lugar para o qual eles não vão. Ninguém quer acreditar que vai pra lá. Alguns de vocês que leram este texto, eu sei, eu sei baseado no que a Palavra de Deus me diz, alguns de vocês neste lugar que ouvem minha voz irão para o lugar que eu descrevo hoje.

. . Alguns de vocês estão indo em direção para lá, você acha que não, mas agora mesmo você provoca Deus com sua própria presença no Seu culto hoje, porque você não tem Cristo. Você não tem esperança. Você está sem Deus. Mas você acha que não vai pra lá. Você acha que de alguma forma você vai argumentar, que você vai encontrar uma solução por causa de algo que você fez ou tem feito, ou tem esperança de fazê-lo no futuro. De alguma você planeja escapar deste lugar.

. . Três pessoas a cada segundo estão entrando na eternidade (estalando os dedos). Estas almas estão rapidamente saindo deste mundo e entrando num inferno eterno ou numa alegria eterna. E a Palavra de Deus diz que a maioria destes, estão no caminho largo que conduz a perdição, Cristo é o único caminho para o Pai. Aqueles que são Budistas neste mundo estão entrando em condenação. Aqueles que estão morrendo em práticas Mulçumanas estão indo. Católicos praticantes, se eles estão adorando Maria, eles não são adoradores de Cristo. Seu nome está em um destes estalos. Pense nisso, outro e mais outro e mais outro e mais outro e mais outro. Eles estão entrando na eternidade agora mesmo. E mais outro e mais outro. A cada respiração sua, neste exato momento mais almas estão entrando na eternidade.

. . Se pudéssemos trazer os condenados do inferno agora mesmo o que eles nos diriam? “Eu nunca pensei estar aqui, eu nunca pensei, eu nunca pensei que o inferno me tragaria. Eu achei que estava tudo resolvido. Fui tragado num só momento. Fui tragado num momento que eu não esperava.” E outro e mais outro, eles estão entrando na eternidade, eles não estão esperando serem tragados pelo inferno, mas ele os traga.

. . Se você está sem Cristo, seus pecados estão aumentando, e está chegando o momento quando Deus não vai mais suportar sua estada aqui.

. . É glorioso, é terrível, e é aterrorizante. Porque nos revela um lado Deus que geralmente não gostamos de admitir que seja real e que existe. Mas é necessário. Nós amamos falar sobre o amor de Deus, a bondade de Deus, a misericórdia de Deus, a compaixão de Deus, a paciência de Deus. As tenras misericórdias de Deus. Oh como é bom, como é bom. Bom é dar graças a Deus por estas coisas. Mas quando pensamos na severidade do inferno você começa a entender que isso não é um tapinha nas costas.

. . Inferno é temível. É horrível. Nós lemos nossas Bíblias e podemos passar por estes textos tão livremente, tão facilmente. “Choro e ranger de dentes”. Em Mateus 18, fala sobre o inferno de fogo. Inferno é um lugar de fogo. E você abre aquela porta e há uma ira infernal dentro daquela fornalha. E Cristo descreve o inferno como uma fornalha ardente. Imagine sendo empurrado por aquele pequeno buraco e a porta sendo fechada! E nunca será aberta. Nunca será aberta.

. . Deveria afetar profundamente nossas mentes saber que o inferno é um lugar de dor inimaginável. O homem em Lucas 16, clamou em seus tormentos se ele poderia ter apenas uma gota de água em sua língua. Mas nem isso lhe seria concedido. O que é mais terrível sobre o inferno não é que ele é apenas uma fornalha ardente. Não apenas como Isaías diria: “Deus que pode habitar com fogo consumidor, mas quem pode habitar com chamas eternas?” (Is 33:14). Eternas... Isto é o horror dos horrores sobre o inferno. É que ele nunca acaba. É doloroso, é torturante, é angustiante. Nossa geração sabe muito pouco sobre a dor. Nós temos muitos medicamentos, tantos para aliviar a dor, mas aqui não haverá nada para aliviá-la. Deus não aliviará sua dor não importa o quanto você grite, não importa o quanto você chore.

. . Você irá chorar, penso nisso, chorar para sempre. Você irá chorar, se você for para inferno, você irá chorar mais do que todo o choro de todo as épocas de todo o planeta terra. Você encherá a medida do choro de cada indivíduo que passou pela vida. Porque você vai chorar e chorar e chorar. E há a idéia do ranger de dentes... Não só na sua insuportável dor excruciante. Mas há lugares nas Escrituras que o ranger de dentes é associado ao ódio também. O ódio! Contra os outros, o ódio contra você mesmo, e ainda ódio contra Deus. Inferno não é o que alguns o fazem ser, como o purgatório. Inferno não melhora ninguém. A doutrina do inferno é sobre destruição eterna. Não melhora, destrói tudo que tenha qualquer aparência de bom. A imagem de Deus que está sobre você será eternamente desfigurada e manchada, você se torna mais e mais desprezível com o passar das eras.

. . Deus diz em Ezequiel 8:18 “Pelo que também eu os tratarei com furor, os meus olhos não pouparão, nem terei piedade. Ainda que me gritem aos ouvidos em alta voz, nem assim os ouvirei”. Ele te odiará com um ódio perfeito. Ele te odiará e terá você. Está é a coisa mais terrível do inferno. O texto que lemos diz que aqueles que estão no inferno serão atormentados onde? Na presença dos santos anjos e do Cordeiro (Ap. 14:10). A coisa mais terrível do inferno não é a total ausência de Deus e sim a total ausência de Suas bênçãos. Você consegue imaginar nunca mais nenhuma alegria, mais nenhum conforto? Mas Deus estará lá. Uma das coisas mais terríveis sobre Deus é que horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Ele é um fogo consumidor.

. . Você vem a um texto como João 3:36, a ira de Deus permanece sobre você, se você não for um crente em Jesus Cristo. Já permanece! Isto não significa que Deus anda por aí com um sorriso perpétuo sobre você. Significa o que realmente diz: A ira Dele está sobre você. Se vocês podem ter essa idéia em suas mentes, em suas almas, em seus pensamentos, que há alguns de nós neste lugar agora mesmo que sentam aqui com relativa facilidade. Deus odeia você. A ira de Deus, a indignação de Deus, o ódio de Deus é direcionado a você.

. . Isto não é uma brincadeira. Se você não tem certeza... Se... alguma coisa soa ser verdadeiro em sua consciência. Que você está em grande perigo. Cristo está pronto a perdoar. Hoje é um dia de misericórdia. Hoje é um dia de graça. Hoje a voz de Cristo te chama: “Venham, venham vocês que estão cansados e sobrecarregados. Eu darei descanso para vossas almas. Venham.” Hoje é: “Venham,venham, venham”. Mas depois será: “Apartai-vos, apartai-vos, apartai-vos”. “Apartai-vos...” E a porta será fechada. Estará tudo acabado. Não haverá mais esperança, não mais.

. . Seja qual for o pecado que você tem de abandonar, Ele diz: “É melhor ficar cego do que com dois olhos ir para o fogo eterno”. Você pode ter alguns amigos. Você pode ter alguém que exerça pressão sobre você. Você anda com amigos que ririam de você, se você fizesse isso. Não deixe ninguém ser responsável pela condenação de sua alma. Há muita coisa em jogo. E não acredite, como alguns dizem, que há uma grande festa no inferno. Não é assim. Você vai olhar e vai ranger os dentes contra eles se ambos estiverem encerrados no inferno. Você dirá: “Maldito. maldito. Eu estou aqui por sua causa. Você me levou a esse pecado.” Isso não é uma brincadeira. Sua alma está em jogo. Sua alma está em jogo. Oh que Deus te ajude.


Matéria extraida ;

Voltemos ao Evangelho © Design by Template Lite


Converted to Blogger by Falcon Hive.com and modified by Vinícius M. Pimentel

domingo, 29 de agosto de 2010

O MINISTÉRIO PROFÉTICO NO NOVO TESTAMENTO. Subsídio para Lição Bíblica da CPAD

Diferente daquilo que muitos pensam e ensinam, o ministério profético não deixou de existir com o advento do Novo Testamento.

"A Lei e os Profetas duraram até João; desde então, é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele". (Lc 16.16, grifo nosso)

O texto acima costuma ser interpretado como o final do ministério profético no Novo Testamento, quando na realidade, os termos Lei e Profeta nos falam da totalidade do Antigo Testamento, que não seria mais a mensagem central "anunciada" na Nova Aliança. Os princípios do Evangelho do Reino é que passariam a reger a vida dos discípulos de Jesus, que deveriam proclamá-los e ensiná-los a todas as pessoas, em todos os lugares (Mt 4.23; 24.14). Morris (1983, 236) afirma: "A vinda de Jesus marcava uma linha divisória. Até então, a revelação de Deus tinha sido feita na lei (a rigor: os livros de Gênesis até Deuteronômio) e os profetas. A expressão combinada representa a totalidade do Antigo Testamento."

O Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento (2003, p. 426, CPAD), sobre o presente versículo especifica que:

"Reconhecendo o desafio à sua autoridade, Jesus passa a traçar a origem de sua autoridade e a delinear sua devoção superior à lei. Ele apresenta 'a Lei e os Profetas' (i.e., o Antigo Testamento) e a pregação de João Batista como unidade (v. 16). João anunciou a vinda de uma nova era e participou dela. É 'desde então' (v.16), quer dizer, começando com João, que o Reino de Deus é pregado. O ponto que Jesus deseja chegar é que nem João nem os profetas do Antigo Testamento são necessários para confirmar o outro, mas que ambos servem de precursores, levando à pregação de Jesus acerca das boas novas do Reino de Deus."

Observe que o comentarista expressa que o texto de Lc 16.16 não declara o fim do ministério profético, mas sim, o início da pregação do Evangelho do Reino. A Lei e os Profetas representam o Antigo Testamento.

Na versão da Bíblia Almeida e Atualizada (ARA), Lc 16.16 foi traduzido da seguinte forma: "A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo , vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça para entrar nele. (grifo nosso)"

Observe que o verbo "duraram" da Almeida Revista e Corrigida (ARC), foi substituído por "vigoraram" na ARA, deixando mais clara a alusão ao texto do Antigo Testamento (Lei e Profetas).

O texto de Mateus 11.13, na ARC declara: "Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João."

O mesmo texto na ARA está escrito da seguinte forma: "Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João."
Aparentemente parece uma bobagem, mas perceba que na ARC os termos "profetas" e "lei" estão escritos com iniciais minúsculas, enquanto na ARA, com maiúsculas. Isso faz uma grande diferença, pois os termos com iniciais maiúsculas identificam uma forma específica de entender "Profetas e Lei", e essa forma nos fala exatamente do sentido real da expressão, no que diz respeito à totalidade das escrituras do Antigo Testamento.

O Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento(Idem, p. 81), diz sobre o versículo acima que: "Mateus viu que a divisão entre a velha era e a nova era um acontecimento que se deu ao término do ministério de João Batista e começo do ministério de Jesus."

Perceba no versículo que "os profetas e a lei profetizaram", é uma clara alusão à totalidade do Antigo Testamento enquanto texto sagrado, que até então era a base e o referencial de toda mensagem profética.

Tanto em Mateus 11.13, como em Lc 16.16, os termos gregos para profetas é prophetai, e para lei, nómos.

De forma clara e objetiva, o que fica aqui evidente, é que o ministério profético foi uma realidade presente nas narrativas e ensinos do Novo Testamento, e ainda continua sendo uma realidade em nossos dias (não se encerrou com João Batista). A prova disto?
- O próprio Jesus continuou exercendo o ministério profético após João Batista, falando em nome do Pai (Jo 4.34; 5.30; 6.38; 14.24). Um claro exemplo de mensagem profética no Novo Testamento são as cartas às sete igrejas em Apocalipse 2 e 3, marcadas por denúncias, alertas, advertências e um convite ao arrependimento, para se livrar do juízo iminente.
- O livro de Atos nos apresenta profetas: "Naqueles dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. E levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Claúdio César." (At 11.27-28, ARC). E ainda: "E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; e vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus, em Jerusalém, o varão de quem é esta cinta e o entregarão nas mãos dos gentios." (At 21.10-11).

- "Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas (prophetai) e doutores (didaskaloi) [...]." (At 13.1, ARC)

- O ministério profético foi manifesto na vida de Paulo (At 20.29-30; 1 Tm 4.1; 1 Ts 4.13-17).

- O ministério profético foi evidenciado nos escritos de Pedro(2 Pe 2.1-3; 3.3,4, 7-18).

- Entre os chamados dons ministeriais de Efésios 4.11, está o de profeta (gr. prophetas)

A Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1814-1815, CPAD), em seu estudo doutrinário sobre o ministério de profeta (Ef 4.11), sustenta a atualidade deste na igreja, fazendo as seguintes afirmações:

- Os profetas eram homens que falavam sob o impulso direto do Espírito Santo, e cuja motivação e interesses principais eram a vida espiritual e pureza da igreja. Sob o novo concerto, foram levantados pelo Espírito Santo e revestidos pelo seu poder para trazerem uma mensagem da parte de Deus ao seu povo (At 2.17; 4.8; 21.4).

- O ministério profético do AT ajuda-nos a compreender o do NT. A missão principal dos profetas do AT era transmitir a mensagem divina através do Espírito, para encorajar o povo de Deus e permanecer fiel, conforme os preceitos da antiga aliança. Às vezes eles também prediziam o futuro conforme o Espírito lhes revelava [...]. Cristo e os apóstolos são um exemplo do ideal do AT (At 3.22, 23; 13.1,2).

- A função do profeta na igreja incluía o seguinte: (a) Proclamava e interpretava, cheio do Espírito Santo, a Palavra de Deus, por chamada divina. Sua mensagem visava admoestar exortar, animar, consolar e edificar (At 2.14-36; 3.12-26; 1 Co 12.10; 14.3). (b) Devia exercer o dom de profecia [...]. (c) às vezes, ele era vidente (cf. 1 Cr 20.29), predizendo o futuro (At 11.28; 21.10,11). (d) Era dever do profeta do NT, assim como para o AT, desmascarar o pecado, proclamar a justiça, advertir do juízo vindouro e combater o mundanismo e frieza espiritual entre o povo de Deus (Lc 1.14-17). Por causa da sua mensagem de justiça, o profeta pode esperar ser rejeitado por muitos nas igrejas, em tempos de mornidão e apostasia.

- A mensagem do profeta atual não deve ser considerada infalível. Ela está sujeita ao julgamento da igreja, doutros profetas e da Palavra de Deus. A congregação tem o dever de discernir e julgar o conteúdo da mensagem profética, se ela é de Deus (1 Co 14.29-33; 1 Jo 4.1).
- Os profetas continuam sendo imprescindíveis ao propósito de Deus para a igreja. A igreja que rejeitar os profetas de Deus caminhará para a decadência, desviando-se para o mundanismo e o liberalismo quanto aos ensinos da Bíblia (1 Co 14.3; cf. Mt 23.31-38; Lv 11.49; At 7.51,52). [...] a igreja com os seus dirigentes, tendo a mensagem dos profetas de Deus, será impulsionada à renovação espiritual. O pecado será abandonado, a presença e a santidade do Espírito serão evidentes entre os fiéis (1 Co 14.3; 1 Ts 5.19-21; Ap 3.20-22).

Em seu livro "A Igreja e as Sete Colunas da Sabedoria", publicado atualmente pela CPAD, o pastor Severino Pedro, escrevendo sobre o ministério profético na atualidade, relata que:

"João Batista o último profeta da Dispensação da Lei, entra em o Novo Testamento como profeta de grande poder. Porém, nele é, sem dúvida encerrado este ofício de acordo com o estilo e norma da Antiga Aliança. Jesus disse: 'A lei e os profetas duraram até João...' (Lc 16.16). Agora em Jesus e através de Jesus, se inicia uma 'Nova Ordem Ministerial', composta pelos profetas do Ministério do Espírito Santo'".

Fundamentado na exposição que fiz no início deste subsídio, e nas citações da Bíblia de Estudo Pentecostal, discordo parcialmente e respeitosamente da citação acima, visto entender que a diferença entre o ministério profético do AT e do NT não está na mudança de "estilo" e da "norma" da Antiga Aliança, ou seja, não se encontra na práxis, ou na característica da atividade do profeta enquanto estilo e forma de ser, mas, na mudança do conteúdo prioritário e referencial de sua mensagem, que deixa de ser a Lei e os Profetas (Antiga Aliança), para ser norteada pelo ensino e pregação de Jesus sobre o Evangelho do Reino (Nova Aliança), mensagem e ensinos estes expandidos em Atos e nas epístolas pelos escritores do Novo Testamento.
Dessa forma, concluímos que o ministério profético na igreja, não é apenas uma realidade atual, mas, acima de tudo, uma extrema e vital necessidade nestes tempos trabalhosos ou difíceis (gr. kairoí chalepoí, 2 Tm 3.1).

Que o Senhor:

" [...] vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;" (Ef 1.17-19)

REFERÊNCIAS

- A Igreja e as Sete Colunas da Sabedoria, Severino Pedro.

- Assim diz o Senhor? Como saber quando Deus está falando com você através de alguém, John Bevere.

- Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD.

- Bíblia de Estudo Almeida, SBB.

- Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, L. Arrington e Roger Stronstad.

- Novo Testamento Interlinear, Vilson Scholz.

- Lições Bíblicas, 3º Trimestre de 2010, CPAD.

- Lucas: Introdução e comentário, Leon L. Morris.



Postado por ALTAIR GERMANO
 
matéria extraida do blog do pastor Altair Germano

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

COMO BILLY GRAHAM DEFINE A IGREJA

Estou lendo o livro de Billy Graham, Storm Warning, completamente revisado e atualizado pelo conhecido evangelista. Ganhei de presente ao final do Festival de Esperança em Belo Horizonte, no mês de maio. Relançado pela Thomas Nelson, espero que brevemente a editora lance a sua nova versão em português no Brasil.

Estou empolgado com a obra. Quem puder adquiri-la em inglês faça-o, pois vale a pena. É a mensagem profunda de um homem, que, do alto de seus 92 anos, reafirma sua fé na inspirada Palavra de Deus e adverte para as grandes tempestades que se aproximam. Li o trecho abaixo ontem à noite. Tomei a iniciativa de publicá-lo no blog por entender que este é o verdadeiro retrato que a Bíblia faz do que é a Igreja de Cristo.

A primeira parte está em inglês. A tentativa de tradução vem logo a seguir.

"Church is not the place to promote programs but to profess faith. The church is not to be pliable but principled. The church is not to be preoccupied but prevailing. The church is not perfect but predestined. The church is not philosophical but predetermined. The church does not pressure or pollute but pronounces and protects. The church does not prey on the lost; it prays for the perishing. The church does not pollute the mind; it provides food for the soul. The church does not profane the truth; it possesses God’s Word. The church is not passive or progressive; it is purging and possessive. The church should not reflect pop culture but portray goodly attributes. The church should not seek pleasures but seek after God. The church should not promote anything – but preach Christ only. The church platform is not a playground but the place of proclamation. The church is not to reflect the world but to be a portrait of Jesus Christ. The church is not a public institution – Christ purchased it with His purifying blood. The church should not work for its own profit; it is Christ’s priceless possession. The church’s lectern is not a politician’s prop, but a preacher’s pulpit. And finally, the church is a place to pray for those who do not know Christ and to praise the Savior for making a way for salvation if they will only believe."

"A igreja não é o lugar para se promoverem programas, mas professar a fé. A igreja não deve ser maleável, mas fundada em princípios. A igreja não é para estar preocupada, mas viver em vigor. A igreja não é perfeita, mas predestinada. A igreja não é filosófica, mas pré-determinada. A igreja não faz pressão ou conspurca, mas pronuncia e protege. A igreja não espolia os perdidos, mas ora pelos que estão perecendo. A Igreja não polui a mente, mas provê alimento para a alma. A igreja não profana a verdade; ela possui a Palavra de Deus. A igreja não é passiva ou progressiva; ela é purificante e possessiva. A igreja não deve refletir a cultura pop, mas retratar bons atributos. A igreja não deve procurar os prazeres, mas buscar a Deus. A igreja nada deve promover, mas pregar apenas a Cristo. A igreja não deve ser arrogante, mas principesca – somos filhos do Rei. A plataforma do púlpito não é um playground, mas um lugar de proclamação. A igreja não deve refletir o mundo, mas ser um retrato de Jesus Cristo. A igreja não é uma instituição pública – Cristo a comprou com o seu sangue purificador. A igreja não trabalha para o seu próprio lucro; ela é possessão inestimável de Cristo. O púlpito da igreja não é suporte para um político, mas o lugar do pregador. E, finalmente, a igreja é um lugar para orar por aqueles que não conhecem Cristo e adorar o Salvador por abrir um caminho para a salvação se eles apenas crerem".




 materia extraida do blog do Pr:Geremias do Couto

Avaliando minha comunhão com Jesus



Avaliando minha comunhão com Jesus

Texto base:(2co.13.5)

Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na Fé;provai-vos a vós mesmos.Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados (2co.13,5)





Introdução:

A uma grande necessidade de nesses dias fazer-mos uma avaliação da nossa comunhão com nosso Senhor Jesus Cristo,O apostolo Paulo escreveu dizendo que o homem deve axaminar-se á si mesmos(1co.11,28),porque,se nos julgássemos a nós mesmos,não seriamos julgados(1co.11,31).

Aplicação pessoal:

.A nossa comunhão com Jesus nos faz ser participantes com ele em tudo,amizade,sentimentos,experiências,propósitos,e atividades na sua vivência, principalmente na sua morte e ressurreição.

.Você tem amado Jesus Cristo mais que tudo?
 .Você tem renunciado tudo por Ele?
 .Você tem andado como Ele andou?

Ele disse ....se me amais guardareis os meus mandamentos (Jo.14,23)”.

.Você tem levado a sua cruz todos os dias ?
 .Você esta disposto a morrer por Ele?
 .Você tem odiado a você mesmo?

A igreja de éfeso tinha tudo,uma boa doutrina uma boa liturgia mas, Jesus tinha contra ela uma acusação,”abandonaram o primeiro Amor”. Jesus falou se alguém não permanecer nele será lançado fora ,á semelhança do ramo,secará e será lançado no fogo(Jo.15.6).

Conclusão:
Devemos nos avaliar e ver aonde caímos e se arrepender(gr.metanoia sig; mudança de mente e comportamento) e voltar a praticar as primeiras obras, e teremos comunhão com nosso Senhor Jesus Cristo . amém.



Que Ele cresça e eu diminua

Por:Kleber de Sá

JESUS - O CUMPRIMENTO PROFÉTICO DO ANTIGO PACTO. Subsídio para Lição Bíblica da CPAD

A lição desta semana, em seus pontos I e II trata sobre tipos ou símbolos de Jesus Cristo no Antigo Testamento, designados pelo comentarista de "Figuras Proféticas" e "Instituições Proféticas".
Vou me valer da obra intitulada "Sombras, Tipos e Mistérios da Bíblia", de Joel Leitão de Melo, publicada pela CPAD, para escrever acerca deste tema.






TIPOS (OU SÍMBOLOS) NÃO HUMANOS DE JESUS

Segue abaixo uma sequência de tipos ou símbolos não humanos de Jesus, com as devidas referências bíblicas:
1. A Luz (Gn 1.3-5; Is 9.2a; Mt 4.12-16; Jo 9.5; 12.35, 46). Jesus é a luz do mundo.
2. A Arca de Noé (Gn 6-8; 1 Pe 3.20a, 21; Lc 17.26). A arca era o único meio de escapar do juízo divino. Jesus é único meio de salvação para os perdidos pecadores.
3. A Escada de Jacó (Gn 28.10-17). A escada é tipo de Jesus Cristo pois faz ligação entre o homem e Deus.
4. O Cordeiro Pascoal (Êx 12.3-14; 1 Co 5.7-8). Jesus é o nosso cordeiro pascoal, por meio do qual temos proteção, livramento e salvação.
5. A Coluna de Fogo (Êx 13.21; Jo 10.4). A coluna de fogo representa Jesus Cristo como aquele que vai adiante de nós, nos dando direção e conforto em meio às frias noites.
6. A Rocha de Horebe (Êx 17.6; Jo 14.4a; 1 Co 10.4). Jesus é a rocha que foi ferida e que sacia a nossa sede espiritual.
7. A Serpente de Metal (Nm 21.4-9; Jo 3.14-15). Ao olharmos para aquele que se fez maldição por nós (Gl 3.13) somos resgatados da maldição do pecado.
8. A Estrela (Nm 24.17; 2 Pe 1.19b). A estrela é Jesus Cristo em sua manifestação aos crentes, que se revela nos corações.
9. O Tabernáculo (Êx 25.8, 9; Jo 1.14). O tabernáculo representava a presença de Deus habitando entre o povo. Jesus é Deus habitando entre os homens.
10. O Sacerdócio (Êx 28-29; Hb 5.1-6). Como sumo sacerdote ele nos possibilita a graça e o socorro em tempo oportuno.
11. As ofertas de Levíticos (Lv 1-7). O holocausto (Lv 1.1-17 e 6.8-13), a oferta de manjares (Lv 2. 1-16 e 6.14-23), a oferta pacífica (Lv 3.1-17; 7.11-34; 19.5-8; 22.21-25), a oferta pelo pecado (Lv 4.1-35 e 6.24-30) e a oferta pela culpa (5.14-19 e 7.1-17), falam da obra expiatória de Jesus e dos benefícios nos proporcionados (perdão, comunhão, reconciliação, expiação, redenção, restituição etc.)

AS PROFECIAS MESSIÂNICAS E SEUS CUMPRIMENTOS

Para auxílio nos pontos III e IV da lição, consulte os links abaixo, que nos apresentam algumas profecias no Antigo Testamento sobre a vida e a obra de Jesus:

- Profecias Messiânicas (sugiro a reprodução do quadro deste link na sala de aula)

- As profecias Messiânicas do Antigo Testamento Cumpridas em Jesus Cristo


Tenham uma excelente aula!



quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O conceito de Regeneração

A Doutrina da Regeneração, dentro da Teologia Sistemática, está classificada no campo da Soteriologia (estudo sobre a salvação), e já foi conceituada das seguintes formas:


“A regeneração é a comunicação da vida divina à alma (Jo 3.5; 10.10, 28; 1 Jo 5.11, 12), como a consessão de uma nova natureza (II Pe 1.4) ou coração (Jr 24.7; Ez 11.19; 36.26), e a produção de uma nova criação (II Co 5.17; Ef 2.10; 4.24)”. (THIESSEN, 1987, p. 263)

“Portanto, regeneração é uma ressurreição espiritual: o começo de uma nova vida. Às vezes a palavra expressa o ato de Deus. Deus regenera. Às vezes designa o efeito subjetivo de seu ato. O pecador é regenerado. Ele se torna uma nova criatura. Renasce. E isso é sua regeneração. Essas duas aplicações da palavra estão tão estreitamente interligadas que não produzem confusão.” (HODGE, 2001, p. 1031)

“A regeneração é o ato de Deus pelo qual a disposição governante da alma se torna santa e pela qual, através da verdade, assegura-se o primeiro exercício dessa disposição santa. A regeneração, ou o novo nascimento, é o lado divino da mudança do coração que, vista do lado humano, chamamos conversão. É Deus voltando a alma para ele mesmo; enquanto a conversão é a volta da alma para Deus, a qual é tanto a conseqüência como a causa.” (STRONG, 2003, p. 518)

Os conceitos acima expressam a opinião quase universal dos teólogos acerca da regeneração, reproduzida nos tratados de Teologia Sistemática mais atuais, como no caso de Grudem (1999, p. 584), que define regeneração como: “Regeneração é um ato secreto de Deus pelo qual ele nos concede nova vida espiritual. Isso é às vezes chamado de “nascer de novo (na linguagem de Jo 3.3-8).

A NATUREZA DA REGENERAÇÃO

Hodge (Idem, p. 1053), ao falar da natureza da regeneração, afirma que “a mudança não se dá nem na substância nem nos meros exercícios da alma, mas naquelas disposições, princípios, gostos ou hábitos imanentes que subjazem a todos os exercícios conscientes, e determinam o caráter do homem e de todas as suas ações”.

Grudem (Idem, p. 586) declara que a regeneração nos afeta como pessoas integrais, ou seja, cada parte de nós é afetada pela regeneração (2 Co 5.17).

A regeneração é um evento único e instantâneo (GRUDEM, Ibdem). É uma mudança instantânea operada secretamente por Deus em nós, e só se conhece em seus resultados (STRONG, Idem, p. 522).

AS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS DA DOUTRINA DA REGENERAÇÃO NA VIDA DO LÍDER E OBREIRO

É preciso entender que algumas condições ou práticas não sinalizam, nem garantem a realidade da regeneração na vida do crente e do obreiro:

- Nascer num lar cristão

- Ter uma linguagem e uma conduta moral íntegra

- Ter conhecimento bíblico teológico

- Ter uma boa habilidade de comunicação e oratória

- Ter habilidades de liderança e administração

- Saber pregar ou ensinar
- Falar em outras línguas

- Promover ou contribuir para o crescimento da igreja, de uma congregação, de um órgão ou departamento

A regeneração deve ser uma experiência vivenciada por aqueles que almejam ou já exercem o santo ministério. As implicações práticas da regeneração na vida do obreiro se manifestam da seguinte forma:

- A regeneração é o primeiro requisito para ser obreiro, visto que para ser obreiro é preciso antes ser um cristão autêntico, nascido de novo (Jo 3.3)

- A regeneração é uma experiência pessoal e sobrenatural com Deus, como muitas que o obreiro deve ter em sua trajetória ministerial (Lc 3.22; At 9.1-9)

- A regeneração possibilita a habitação do Espírito Santo na vida do obreiro, lhe proporcionando consolo, socorro, direção, etc. (Jo 14.16-17)

- A regeneração possibilita o revestimento de poder, necessário para potencialização de nossas realizações (Lc 4.14; 24.49; At 1.8; 10.38)

- A regeneração possibilita a concessão dos dons necessários para o exercício do santo ministério (Rm 12.1-8; 1 Co 12.11; Ef 4.11; 2 Tm1.6-11)

- A regeneração possibilita o desenvolvimento e manifestação do fruto do Espírito na vida e ministério do líder e obreiro cristão (Gl 5.22-25)

- A regeneração possibilita para o líder e obreiro cristão um viver cheio do Espírito Santos (Lc 4.1; Ef 5.18)


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HODGE, Charles. Teologia Sistemática. São Paulo: Hagnos, 2001.
THIESSEN, Henry Clarence. Palestras introdutórias à Teologia Sistemática. São Paulo: IBR, 1987.
STRONG, Augustus Hopkins. Teologia Sistemática. São Paulo: Hagnos, 2003.

Continua...

Paul Washer - A Doutrina Esquecida

Paul Washer -A Doutrina Esquecida


. . A evidência da conversão não é um "cartão de decisão" preenchido. É uma vida a sendo vivida.

Deus ordena a todos os homens em todos os lugares que se arrependam dos seus pecados, creiam no Evangelho e produzam frutos dignos de arrependimento.

. . Você diz: "Irmão Paul, você está falando de salvação pelas obras". Absolutamente não! Eu estou falando de uma doutrina esquecida na Igreja.

. . Permaneçam mais um pouco vou fechar minha Bíblia, já estou acabando. Esperem só mais um pouco.

. . Se tem uma doutrina esquecida na Igreja hoje, e isso está destruindo o evangelismo, é a doutrina da regeneração. Regeneração não é meramente uma decisão humana. Você não é salvo simplesmente porque você decidiu sair do caminho que leva ao inferno e entrar no caminho que leva ao céu. Salvação é uma obra sobrenatural de Deus, onde o poder Deus é manifestado de tal forma que se equipara, ou excede o próprio poder de Deus demonstrado na criação do universo. O universo foi criado "ex nihilo", do nada. Mas quando Deus salva um homem, Ele o recria de uma desordem corrompida. Quando pessoas verdadeiramente se arrependem e verdadeiramente crêem, há uma obra de regeneração acontecendo que transforma aquelas pessoas em novas criaturas, e sendo novas criaturas com uma nova natureza, elas irão viver uma vida diferente!

. . A evidência da regeneração não é que uma vez você tomou uma decisão numa campanha evangelística. A evidência da regeneração é que sua vida está sendo transformada. Você acha que Deus transforma só alguns de Seus filhos?

. . A doutrina que ensina que o Cristão pode viver num estado contínuo de carnalidade é absolutamente heresia. Cristãos pecam? Sim. Cristãos podem cair em carnalidade? Sim. Cristãos podem caminhar na imaturidade por um tempo? Sim. Mas os Cristãos podem viver de maneira ímpia e mundana todos os dias de sua vida? Absolutamente não! Por quê? Porque a salvação é uma obra sobrenatural de Deus e se qualquer homem está em Cristo, ele é uma nova criatura e novas criaturas vivem de maneira diferente.

. . É por isso que quando as pessoas me dizem que hoje há tanto pecado dentro da Igreja quanto fora dela; que existe tanto divórcio, pornografia, mentiras, ódio, contendas na Igreja quanto fora dela, isto é uma mentira! A Igreja do Senhor Jesus Cristo, hoje, na América, é linda. Ela está quebrantada, ela é confessional, ela está andando com seu Deus e quando ela peca isso quebranta seu coração e ela se volta para Ele. O seu problema é: isso que você está chamando de Igreja não é a Igreja. Se a Igreja é o que a maioria das pessoas diz, então todas as promessas na bíblia com relação à Nova Aliança falharam. Mas Deus diz que na Nova Aliança que Ele criará um novo povo e Ele será seu Deus e eles serão Seu povo, e a Lei de Deus será escrita em seus corações e eles andarão nela.

. . A evidência da conversão não é um "cartão de decisão" preenchido, é uma vida sendo vivida.

. . Um querido amigo meu ligou para um importante estudioso cristão em história, Dr. Dallimore. Ele disse: “Dr. Dallimore, eu tenho uma pergunta. Se os puritanos realmente nunca fizeram apelos ou coisas que fazemos hoje, como eles sabiam quando alguém foi salvo?”. Dallimore disse: “Isso era fácil, a vida deles era transformada e eles continuavam indo à Igreja”. Como sabemos que eles são salvos? Eles não vêm à Igreja, suas vidas não são transformadas, mas eles são salvos porque eles levantaram a mão.

. . Veja o que fizemos, apenas veja. Veja.

Se você que está aqui está noite, e está preocupado com sua alma. Eu não vou pedir para você levantar a mão e não pedir para você preencher um cartão. Mas eu vou estar aqui até as seis da manhã quando meu avião partirá aconselhando você.

. . Isto é um problema, não é mesmo? Uma grande presunção.

. . As pessoas vêm à frente, assinam um cartão, falamos com eles cinco minutos sobre a salvação e os declaramos salvos. E ainda ficamos imaginando porque investimos tanto em discipulado e, mesmo assim, eles não crescem. Nós fizemos a grande presunção. Nós os fazemos passar por um rito evangélico, porque eles responderam corretamente as perguntas, nós os declaramos salvos e não nos preocupamos com isso novamente. Isso está errado. Eu te digo isso: se você se arrepender e crer em Cristo nesta noite, se você já fez isso, Ele te salvou. Mas eu lhe digo isso: se você fez uma decisão por Cristo, se você O vê como Senhor e professa fé Nele, Ele te salvou. Mas se você sair daqui e a sua vida não mudar, e você não começar a crescer e Aquele que começou a boa obra em você não a completar, o que aconteceu com você nessa noite não foi uma conversão genuína. Porque a evidência de uma genuína conversão é uma contínua obra de Deus na alma do homem.

. . Esta é a maneira antiga. Isso é cristianismo histórico

. . Quantos de vocês...? Quantas pessoas você conhece...? Isso não é verdade?

. . Talvez você tenha um filho que fez a profissão de fé quando tinha 6 anos, porque alguém perguntou se ele queria ir para o céu e se ele amava Jesus. É claro que eles levantam suas mãos. Então, quando eles chegam aos 14,15 anos e começam a viver no mundo e odiando as coisas de Deus. Aí você diz a eles: “Você é um Cristão, você deve agir diferente”. Você está errado nessa maneira de abordá-lo. Você deve abordá-los assim: “Você fez uma profissão de fé em Cristo, mas todas as evidências em sua vida até esse momento demonstram que talvez sua profissão de fé em Jesus Cristo foi falsa e você ainda está em pecado, e se você morrer você vai para o inferno. Procure confirmar sua vocação e eleição, arrependa-se e retorne para Cristo”.

. . Veja o quão superficial nosso cristianismo tem se tornado. Oh meu querido amigo. Estas coisas não deviam ser assim, mas são. Despertem para o evangelho, para o verdadeiro evangelho, e não para esse evangelho diluído. É um evangelho de graça e de poder, pois Aquele que começou a boa obra em você irá terminá-la.

. . A evidência da conversão não é um "cartão de decisão" preenchido. É uma vida a sendo vivida.





. . Vídeo Inédito do Voltemos ao Evangelho.

. . Gostaria de aproveitar e informar a todos que a página do YouTube do VE mudou. Nesta nova página conto com a colaboração de Joelson Galvão e Rafael Costa Ferreira, dois amados irmãos em Cristo e quem sabe, futuramente, de outros. Esta parceria já tem sido muito produtiva. O vídeo acima é o resultado disso, sendo que a maior parte do trabalho foi do irmão Joelson.



. . Deseja baixar o vídeo? Clique Aqui! Sinta-se a vontade para divulgar entre seus amigos, gravar em CDs (desde que não venda) e passar em sua igreja, só não poste o vídeo em algum lugar, como, por exemplo, no YouTube.

Paul Washer - Caídos, caídos, voltem-se a Cristo!

Estevam e Sónia Hernandes da Renascer envolvidos em crime de desvio de verbas federais.


Estevam Hernandes, Sônia Hernandes e outros membros da Renascer e o ex Bispo da organização, o deputado e músico Zé Bruno estão envolvidos em mais um escândalo financeiro. Desta vez, relativo ao uso fraudulento de investimento do dinheiro público. O Ministério Público quer que a igreja devolva o dinheiro dado pelo Ministério da Educação a Renascer para projetos educacionais que não foram cumpridos.





Proliferam na Justiça as ações contra a Renascer e seus dirigentes. A última delas vem do Ministério Público Federal (MPF), que acusa a Fundação Renascer, uma entidade assistencial ligada à igreja, de desviar R$ 1.923.173,95 recebidos do governo federal graças a dois convênios celebrados com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação.



Os acordos foram assinados em 2003 e 2004 e previam a alfabetização de 23 mil jovens e adultos e a formação de 620 professores. As dúvidas começaram em 2007, quando auditores da FNDE e da Controladoria-Geral da União (CGU) investigaram a aplicação dos repasses das verbas do Ministério da Educação para ONGs integrantes do programa Brasil Alfabetizado. Ao ser submetida à auditoria, a Fundação Renascer, para justificar gastos, apresentou uma lista de nomes de professores e alunos que teriam participado do programa de alfabetização. A lista não continha, porém, nenhum número de documento, como CPF, que comprovasse a existência das pessoas mencionadas.



O caso foi remetido para o Ministério Público Federal . A Fundação Renascer enviou ao MPF um cronograma de aulas de educação religiosa – recheado de erros de português – para tentar atestar a existência do curso. O roteiro incluía temas como “conhecer a Bíblia”, “a importância da fé e da fidelidade como filhos de Deus” e “a história de Neemias”. Indicou também testemunhas, que foram ouvidas pelo Ministério Público. Somente duas conseguiram comprovar que houve um curso de alfabetização e mesmo assim para apenas 300 alunos, muito longe dos 23 mil estabelecidos pelos convênios assinados com a FNDE. Outras testemunhas disseram ainda que o dinheiro do convênio depositado na conta da Fundação Renascer era sacado em espécie por pessoas não identificadas. Na ação, o procurador Sérgio Suiama pede que os responsáveis pela Fundação Renascer sejam condenados a devolver à FNDE os R$ 2 milhões relativos ao convênio, percam os direitos políticos por cinco anos e não possam mais assinar contratos com a União.



Documentos apresentados pela igreja para comprovar gastos foram rejeitados por auditoria do governo.



“Eles não conseguiram comprovar que o dinheiro da FNDE realmente foi usado para alfabetizar adultos. Mesmo que uma pequena parte tenha frequentado aulas de religião, isso é irregular”, diz Suiama. Segundo Suiama, os temas das aulas mostram que a Renascer pode ter usado verba pública para difundir as crenças da igreja. “O cronograma das aulas de religião complica ainda mais a situação, pois o dinheiro do convênio nunca poderia ter sido usado para promover proselitismo religioso. A Constituição determina que o Brasil é um estado laico, não pode patrocinar nenhuma prática religiosa”, diz Suiama.



O principal alvo da ação do Ministério Público é o deputado estadual bispo José Bruno (DEM-SP), que era vice-presidente da Fundação Renascer e assinou os convênios com a FNDE em 2003 e 2004. Hoje fora da Renascer para montar sua própria igreja, o deputado José Bruno diz que jamais trabalhou no programa de alfabetização da fundação e só assinou os convênios porque os verdadeiros responsáveis, a bispa Sônia (presidente da fundação) e o apóstolo Estevam Hernandes, estavam ausentes. “Eu assinei os convênios porque Estevam e Sônia estavam fora do país”, diz ele. “Eu nunca toquei esse projeto e isso consta inclusive no depoimento de uma testemunha que diz que nunca tratou de assuntos desse programa comigo.” Segundo a CGU, Bruno teria atrapalhado o trabalho dos fiscais que foram verificar o destino do dinheiro dos convênios e evitou fornecer documentos à auditoria.



O casal Hernandes que já esteve preso nos EUA por crimes de ordem financeira, em nota, refutou “qualquer acusação de malversação de verbas públicas” e disse ter havido “apenas entendimentos errôneos da FNDE com relação a valores”. Disse que alfabetizou mais de 15 mil pessoas e anexou fotos com cenas de salas que supostamente seriam a prova da realização do programa de alfabetização. Quanto ao ensino religioso, afirmou que as cartilhas baseadas em assuntos da Bíblia “trouxeram resultados que superaram outras técnicas”. Disse ainda que as dúvidas levantadas sobre o trabalho da fundação vêm de “denúncias desleais, acusações sem provas” feitas por “pessoas sob suspeição absoluta” que teriam “claros interesses próprios em prejudicar a igreja”.









Com informações de Época e Estadão





Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/2010/08/estevam-e-sonia-hernandes-da-renascer.html#comments#ixzz0xcrSQV32

Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Impedidos por Deus ! OU impedidos por satanás!

“Por isso,quisemos ir até vós pelo menos eu,Paulo,não somente uma vez,mas duas,contudo,Satanás nos barrou o caminho.” (1Ts.2.18)


“E,percorrendo a região frígio-gálata,tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia.” (At.16,6)

É importante observarmos os livramentos que Deus nos dá durante nossa caminhada rumo ao Céu.Precisamos ter o cuidado de que,quando estamos sendo livrados por Deus de uma tragédia ou até mesmo da morte,de atribuirmos esse livramento ao “diabo”, Achamos que todo empecilho é do diabo. A palavra de Deus assevera que o maior inimigo da igreja e dos cristão é satanás .Jesus declarou que as portas do inferno não prevalecerão contra a sua igreja , na oração de Jesus em (Jo.17,15) Ele disse “NÃO PEÇO QUE OS TIRE DO MUNDO ,E SIM QUE OS LIVRE DO MAL”,Jesus sabia que o mundo era um impedimento para seus discípulos,João disse que o mundo inteiro jaz no maligno(1Jo.519),O fato de João ter dito que o maligno (satanás) não nos toca, não quer dizer que ele não possa nos impedir de fazer a obra do Senhor Jesus,”por isso quisemos ir até vós pelo menos eu Paulo não somente uma vez mas duas contudo satanás nos barrou o caminho(1Ts.2.18).satanás sempre vai tentar nos frustrar na vida, o apostolo Paulo diz “para que Satanás não alcance vantagem sobre nós ,pois não lhe ignoramos os designos”(2Co.2.11).

“Você pode estar pensando,porque Deus permitiu que satanás atrapalhasse os planos de Paulo,se ele estava fazendo a sua obra”!

A Bíblia diz:

*Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor;como,pois,poderá o homem entender o seu caminho?(Pv.20.24)

*Muitos propósitos há no coração do homem,mas o desígnio do Senhor permanecerá.(Pv.19.21)

*Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus,daqueles que são chamados segundo o seu propósito.(Rm.8.28)

No livro de Atos dos apóstolos no capitulo 16 vv 6 á10, Paulo é surpreendido pelo Espírito Santo a mudar o rumo de sua viagem,A Bíblia diz que Paulo foi impedido por Deus de prosseguir aquela obra e numa visão Paulo entendeu os planos do Senhor em sua vida.Paulo era um homem cheio do Espírito Santo,ele sabia que todas as coisas tinha um propósito em sua caminhada ao Céu,daí ele ter declarado que”O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu Reino celestial”(1Tm.4.18).No verso 6 Paulo sabia que o tempo de sua partida já estava próximo e que Jesus não iria impedir a sua morte, mas estava confiante em Cristo.

Conclusão

Diante de todo e qualquer impedimento devemos estar confiante no Senhor e saber que Ele tem o controle de todas as coisas. Portanto,meus amados irmão,sede firmes,inabaláveis e sempre abundante na obra do Senhor,sabendo que,no Senhor,o vosso trabalho não é vão.(1Co.15.58)

Em Cristo Jesus

KDSS

A “Shekiná” de Deus está aqui. “Shekiná”?

É normal ouvir em nossos cultos, congressos, seminários, a palavra “Shekiná”. Desde adolescente ouço esta palavra na igreja. Pregadores a usam com freqüência. Os “ministros do louvor” têm o hábito de usá-la. Temos até um cântico muito conhecido: “Derrama a tua “shekiná” sobre nós.



Agora pergunto: De onde tiramos a palavra “shekiná”? O que significa esta palavra? Será “shekiná” uma expressão encontrada nas Escrituras?



Começando pela última pergunta, a palavra “shekiná” não é encontrada em nenhum lugar das Escrituras! Penso que você neste momento está perplexo. Esses dias atrás, pregando em uma grande igreja aqui em São Paulo, falei sobre isto no púlpito e imagine a reação que isto causou no plenário, bem como nos obreiros que ali estavam. Após o término do culto, várias pessoas me pararam e diziam: Pr Marcelo, já ouvimos vários “pregadores de renome” falar desta palavra, e agora o sr está dizendo que não existe? Será que o sr não está enganado?



Exatamente aqui reside nosso problema. Nós ouvimos os “grandes pregadores” falarem, e aceitamos tudo. Não procuramos pesquisar, averiguar, perscrutar. Tudo o que é novidade, e é falada por alguém de “peso”, nós aceitamos e logo começamos a falar. Falta em nosso meio, cristão bereanos, que analisam a cada dia as Escrituras, para verem se está correto ( At 17.11). Notemos que era Paulo que estava pregando! Homem de cultura invulgar, conhecedor de toda lei judaica, e acima de tudo, um dos maiores pregadores que o mundo conheceu. Ora, se Paulo teve que passar no crivo dos bereanos, o que dizer de nossos pregadores? Serão estes maiores que Paulo?



Mas voltando ao assunto da palavra “shekiná”, este vocábulo não aparece na Bíblia Judaica [ Tanakh] nem no N.T, sendo uma palavra derivada da raiz hebraica -ש-כ -נ(sh-k-n), cujo significado é “habitar”, “fazer morada”. Se perguntarmos a qualquer irmão, o que significa esta palavra, todos dirão: a glória de Deus, presença de Deus. Acontece que, “shekiná” não significa nada disso! O vocábulo “glória” no hebraico é “kavód” – o peso da glória de Deus. Então, quando cantamos: Derrama tua “shekiná” aqui, estamos dizendo: Derrama a tua habitação aqui. Soa estranho, não? Pedir para o Eterno derramar a habitação Dele sobre nós? Não consigo entender! Pois Ele já habita em nós, através da pessoa do Espírito Santo ( ICo 6.19)



A “shekiná”, como uma idéia concreta, aparece só na literatura rabínica, havendo somente “alusões” a esta presença divina, no meio do povo de Israel, na Torá, quando Deus disse ao seu povo “וְעָשׂוּ לִי מִקְדָּשׁ וְשָׁכַנְתִּי בְּתוֹכָם” – “e fareis um santuário para Mim, e habitarei no meio deles (dos israelitas)”[1];”וְשָׁכַנְתִּי בְּתוֹךְ בְּנֵי יִשְׂרָאֵל, וְהָיִיתִי לָהֶם לֵאלֹהִים” – “e habitarei no meio dos filhos de Israel, e serei-lhes por Deus”[2]; e “יְהֹוָה צְבָאוֹת הַשֹּׁכֵן בְּהַר צִיּוֹן” – “o Eterno dos exércitos, aquele que habita em Sião”[3].

Conclusão



Vimos por meio deste singelo estudo que a palavra “shekiná” não está nas Sagradas Escrituras. Aprendemos também que “shekiná” não significa : glória, presença de Deus. Ela vem da raiz “shakhan” que significa – habitar, fazer morada. Esta idéia de “skekiná” aparece somente na literatura rabínica, onde os judeus cabalistas [4] começaram a usá-la a partir do séc XIII. Devemos estar sempre prontos a aprender e não ir além da Escritura. Foi o que Lutero disse para Erasmo: “ A única diferença entre eu [ Lutero] e você [Erasmo] é que eu me coloco debaixo da autoridade das Escrituras, e você se coloca acima dela”.



No amor de Jesus, Pr Marcello de Oliveira



Notas:



[1] Exodo 25.8 – “Shakhan’ti” [ habitarei]

[2] Exodo 29.45 -”Shakhan’ti” [ habitarei]

[3] Isaías 8.18 – “Shakhen” [ habito]

[4] Cabala é um sistema religioso-filosófico que investiga a natureza divina. Kabbalah (QBLH) é uma palavra de origem hebraica que significa recepção. É a vertente mística do judaísmo.


Matéria extraida do blog do Pastor Marcelo Oliveira