quarta-feira, 19 de outubro de 2011

o modismo das unções nas igrejas

E aja Unção!!!
O pastor Altair germano colocou uma matéria no seu blog contendo dois vídeos de dos pregadores “supostamente cheios de unção”,em um dos vídeo o pregador se ajoelha e os seus subordinados derramam sobre a sua cabeça várias tigelas de óleo “azeite”,um verdadeiro banho de óleo.Segundo ele,o dito pastor faz varias declarações proféticas,benção disso benção daquilo,é a Unção de Arão.
O segundo também,ele mesmo derrama sobre a sua cabeça uma garrafa de óleo ungido,e um dos seus súditos vem e derrama uma outra garrafa.e ai idioma português que é bom pra entender ....nada.! só língua estranha e bem estranha.depois ele o profeta faz uma transferência de unção,varias visões,carro de fogo anjos pra lá e pra cá!
Meu Deus quanta falta de temor e tremor ao Senhor lhes falta.esses homens que si dizem profetas de Deus,não respeitam nem o significado bíblico desse ritual que era praticado pelos profetas e sacerdotes no A.T. e pelos presbíteros no N.T. quanta bizarrice.
No N.T. ,temos uma ilustração que penso ser a melhor para podermos compreender esse símbolo nas escrituras.quem nos da essa ilustração é  João em sua  1ª carta no capitulo 2 vv 20 ao 27.
Essa unção segundo João ela transmite sabedoria,conhecimento e discernimento.João está se referindo ao Don do Espírito Santo que nos guia em toda verdade (Jo.14;26 /16;13) .
Nas escrituras ,a pratica com óleo tinha um significado secular e religioso .
Por exemplo: A.T.
No A.T. ,essa pratica estava ligada aos reis (ler,1Sm;10,1-9 / 16,13).os sacerdotes e sumo sacerdotes (Ex.28.41 /29.7,36),os profetas (1Rs19.16).o Tabernáculo e seus utensílios (Ex.30.26-28).
A unção separava uma pessoa ou um objeto para um serviço especial para Deus.tornando-o sagrado.
A unção freqüentemente era considerado um ato de Deus,porque ele ordenava que fosse feito.(cf. 1Sm.9.16 / 10.1).e era associado ao derramamento do espírito santo (Is.61.1).
No A.T. ,a unção esta ligada a vinda do messias que viria (Sl.45.7 ; 89.20 / Is,61.1 / Dn.9.24).
Por exemplo:N.T.
No N.T.,em Lucas 4.18,Jesus aplicou a unção mencionada em Isaias 61.1 a si mesmo.
Pedro, faz menção a Jesus e ao espírito santo (At.10.38).
Paulo,relaciona a unção  com o selo do espírito santo na vida do crente que é a prova do seu relacionamento com cristo (2Co.1.21,27).
Assim os escritores da novo testamento entendia metaforicamente a unção em dotar alguém de poder .(1Jo.2.20,27)espiritual e entendimento .
No A,T. a unção esta associado ao oficio de reis e etcs...
No N.T. está associado ao seu relacionamento com cristo e suas testemunhas cristã,dentro de um contexto de proclamação do evangelho.
Percebo que nunca tivemos tanto a necessidade de discernimento como nos dias de hoje.onde muitos são levados por qualquer vento de doutrina (Ef.4.12-16).
Que Deus nos livre de tal pecado.
Com tremor e temor
Kleber santos  
Bibliografia: dicionário bíblico wycliffe pgs;1975,1976 /Ed.CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário